analia-franco-logo-hospedagem-idosos

Quais os segredos da rainha Elizabeth II para viver (com qualidade) até os 96 anos?

hábitos da Rainha Elizabeth II

A rainha Elizabeth II foi tema de uma série de memes pela internet por conta da sua longevidade. 

Tirando alguns episódios esporádicos – como uma ida ao hospital em outubro do ano passado ou a covid em fevereiro deste ano –, ela não sofria com grandes problemas de saúde. 

Pelo contrário. 

Tinha todos os atributos que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são necessários para o bem-estar de alguém com uma idade avançada como a dela: mobilidade, memória, linguagem, entre outros.

Qual seria o seu segredo? Aliás, o dela e o do marido, o príncipe Philip, que viveu até os 99.  

Para inspirar você a chegar com qualidade em qualquer idade, mesmo que seja bem idoso, a Pousada Anália Franco preparou este artigo. Continue aqui conosco. 

7 hábitos saudáveis da rainha

  • Alimentação equilibrada

A rainha se alimentava 4 vezes por dia (café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar). Detalhe: de forma elegante (com pequenas porções) e extremamente equilibrada. 

Seus pratos eram muito saudáveis: normalmente com pouco carboidrato e maior porcentagem de carne branca e saladas.

  • Chocolate amargo

Para quem é chocólatra, a boa notícia é que Elizabeth II não abria mão de um chocolate. Por sorte, ela amava os amargos com 60% de cacau. 

Para deixar mais claro: quanto maior a porcentagem de cacau, melhor. Eles realmente fazem bem à saúde, quando comidos com moderação. 

Existem, inclusive, estudos científicos que provam que a versão amarga do chocolate é recomendada para combater a hipertensão e problemas cardiovasculares, em geral.

Afinal, o cacau tem flavonoides, substância com efeito cardioprotetor, anti-inflamatório, antiplaquetário e antitrombótico. 

  • Leveza e extremo bom humor

Segundo um dos seus seguranças, uma vez, eles caminhavam nos arredores da casa de férias dela em Balmoral e viram dois turistas americanos que não a reconheceram. 

Os quatro pararam para dar bom dia, conversaram e, no meio do assunto, os estrangeiros perguntaram se ela já tinha visto pessoalmente a rainha. 

Ela respondeu que não, mas disse que o seu acompanhante a via sempre. Eles voltaram, então, toda a atenção para o segurança, que também entrou na brincadeira. 

No final, os viajantes entregaram a câmera para Elizabeth, pedindo que ela clicasse os dois ao lado dele. Por acaso, acabaram tirando uma foto ao lado da monarca também. 

Depois que eles foram embora, de forma divertida, a rainha riu e disse que queria ser um mosquitinho para ver eles mostrando o álbum de viagem para os amigos nos Estados Unidos.  

  • Caminhadas e cavalgadas na rotina

E por falar em caminhadas, elas faziam parte dos hábitos saudáveis de Elizabeth II. Uma rotina realizada, em geral, nos terrenos do Castelo de Windsor ou do Palácio de Buckingham. 

E não ficava só nisso. A lista das suas atividades físicas incluía também andar a cavalo.  

  • 8 horas e meia de sono de qualidade toda noite

Outro cuidado fundamental para a saúde que muita gente negligencia e Elizabeth II seguia à risca era o de garantir um sono de qualidade. 

Toda noite ela fazia questão de dormir 8 horas e meia para acordar renovada, cheia de disposição. 

Para quem não sabe, um sono reparador – especialmente na terceira idade – traz uma série de benefícios. Entre eles, regula o apetite e a pressão arterial, ajuda a prevenir uma série de problemas como diabetes, hipertensão, obesidade, enfraquecimento da memória, cansaço e irritação, por exemplo. 

  • Chá da tarde sagrado

Como boa representante da Inglaterra, esse hábito não poderia faltar. No caso, ela tomava a bebida sem açúcar. O que aumentava a quantidade de benefícios desse ritual, que costuma trazer bem-estar, além de contribuir com a cura e a prevenção de doenças. 

Mas valem a pena esses parênteses. Se você quer incorporar um chazinho na sua rotina, não deixe de consultar um nutricionista para que ele recomende as melhores ervas para você. 

  • Manutenção da faixa de peso corporal

Elizabeth II também mantinha o seu peso. Em outras palavras, ela não vivia os prejuízos de um efeito sanfona. 

Quando a pessoa costuma emagrecer, engordar e voltar a emagrecer com frequência, seu organismo sofre um desequilíbrio, inclusive hormonal, que acaba deixando o metabolismo mais lento e a fome maior. Outro problema disso é que, com o tempo, essa oscilação afeta a composição da massa corporal, fazendo com que a pessoa acumule mais massa gorda e perca mais massa magra.

Aqui defendemos vida de rei para todos da terceira idade

Enfim, se você é idoso e também se animou em adotar um estilo de vida com mais qualidade, a gente lembra que aqui na Pousada Anália Franco, tudo contribui para isso. 

Nossos hóspedes têm acesso a médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e uma série de profissionais de saúde. 

Oferecemos seis refeições diárias, cuidadosamente preparadas, porque acreditamos que uma alimentação regrada e com todos os nutrientes necessários, auxilia a evitar e prevenir doenças. 

Além de apresentarmos um ambiente acolhedor e divertido, com danças e outras atividades físicas, estímulos à leitura, passeios, atividades de lazer externa com acompanhamento e muito mais. Venha nos conhecer!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *