Para que se aproveite melhor a terceira idade, é necessário entender o conceito de qualidade de vida e sua importância nesse período delicado e bonito da vida.
A definição de qualidade de vida é muito abrangente, e cada indivíduo pode ter uma percepção diferente sobre o assunto. Ela engloba não só o físico, mas também o estado psicológico e as relações sociais, ligando saúde, auto estima e bem estar social.
Um dos maiores segredos da longevidade é uma vida tranquila e com poucos aborrecimentos. O convívio é importante em qualquer idade, mas, na velhice, tem o importante papel de evitar a solidão e a depressão.
Os problemas sociais podem começar na aposentadoria. Depois que param de trabalhar, muitos idosos acabam perdendo contato com colegas de trabalho e acabam se tornando mais introspectivos. Entretanto, nesse momento é preciso se adaptar às mudanças, entender sua limitações e trabalhar suas relações.
A socialização é fundamental para a felicidade e disposição na vida do idoso. Ela está relacionada ao bem estar, à motivação, à melhora da saúde mental e pode, também, proporcionar hábitos mais saudáveis.
Os grupos de convivência são fundamentais nesse processo de socialização do idoso. Eles integram e compensam um vazio social, tornando-se um ambiente de apoio para a superação das dificuldades e para a promoção da saúde emocional e afetiva.
Desta maneira, as atividades em grupo geram um impacto positivo na terceira idade, pois desenvolvem suas potencialidades, fortalecem vínculos comunitários e amizades. Ao participar de atividades sociais, os idosos retiram sua atenção de preocupações e estimulam suas relações. Por isso, estar engajado socialmente é mais uma forma de favorecer a qualidade de vida para um envelhecimento saudável e bem sucedido