Não estamos no período de fazer nossa lista de resoluções para o ano novo?
Quer uma sugestão?
Para trazer momentos de qualidade, de prazer e, ao mesmo tempo, estimular o cérebro a se manter ativo e criativo, acrescente a leitura – diária – na sua rotina.
E, principalmente, se você ainda não faz isso, comece com uma lida neste artigo para saber:
- Quais as vantagens da leitura na terceira idade
- Como adquirir o hábito da leitura na terceira idade
- O que ler na terceira idade
Quais as vantagens da leitura na terceira idade
Como já comentamos uma vez aqui no blog, com o passar dos anos, nossas capacidades cognitivas não precisam declinar. Pelo contrário.
Nossas funções intelectuais podem ser fortalecidas como nunca, aumentando até o nosso poder criativo.
Mas, para isso, é necessário que a gente inclua alguns hábitos saudáveis na rotina. Dentre eles, o de estar sempre exercitando a mente, aprendendo algo que exija um novo caminho de conexão neural.
E a leitura é uma ótima forma de fazer isso.
É prática. Cada vez mais acessível. Não exige nenhum tipo de esforço físico. E relembrando: tem esse poder incrível contra doenças e problemas neurológicos – como o Alzheimer –, a perda da memória e da concentração, demências, entre outros.
Mas as vantagens não acabam por aí.
Ler, como comentamos acima, pode ser muito prazeroso.
Aumenta nosso conhecimento de maneira geral, deixando a gente sempre atualizado e cheio de assunto.
Amplia nosso vocabulário.
Colabora para diminuir ansiedade e depressão.
E ainda deixa qualquer pessoa menos vulnerável ao sentimento de isolamento e solidão. Um bom livro é sempre uma excelente companhia.
Como adquirir o hábito da leitura na terceira idade
Para adquirir o hábito, vale a pena seguir essas dicas:
- No início, qualquer mudança na rotina provoca um desconforto. Portanto, prepare-se psicologicamente, foque nas vantagens e esteja fortalecido. Ajuda se você dormir bem, se alimentar de forma saudável e, se possível, praticar uma atividade física.
- Busque gêneros, temas e estilos que sejam do seu interesse.
- Prepare um ambiente confortável para a leitura – pode ser um jardim, uma poltrona, um escritório. Certifique-se de que a iluminação está adequada e de que o grau dos óculos está correto. Se preferir, vá saboreando uma bebida quente junto com as páginas do livro. Encare como um ritual e um momento todo seu.
- Não exagere. Muita gente começa entusiasmada, devora um livro e, depois, acaba desistindo. Uma boa dica é se comprometer que vai usar 20 minutos por dia nisso, mas desde que seja todos os dias. Com o tempo, difícil vai ser parar de ler.
- Se dê uma recompensa a cada publicação concluída. Pode ser um presente, algum tipo de celebração, algo simbólico que valorize o seu empenho.
O que ler na terceira idade
Dê preferência por gêneros que atraiam você: sejam eles romance, conto, poesia, biografia, literatura policial, autoajuda ou qualquer outro.
Encontre escritores com os quais você se identifica.
Pense em temas que sejam do seu interesse.
O importante é começar e descobrir (ou redescobrir) o prazer da leitura.
Aqui na Pousadal Anália Franco, temos uma biblioteca inteira disponível para os nossos hóspedes. Além de ambientes agradáveis e convidativos para quem quer sentar e curtir uma bela obra.
E você? Tem um espaço próprio para essa prática? Gosta de ler? Pensa em incorporar esse hábito à sua rotina? Alguma outra dica de como estimular tudo isso? Conta para a gente aqui nos comentários.