A atriz Bruna Lombardi, hoje com 70 anos, já disse publicamente que “Não tem melhor cosmético do que a felicidade.”.
A gente concorda e completa. A felicidade traz beleza e a beleza traz mais felicidade. É um ciclo virtuoso.
Aliás, mais do que isso.
Tratar da própria beleza é sinônimo de autocuidado. Traz cura. Tem efeito terapêutico. Aumenta a autoestima. Inspira. Reforça até a imunidade.
Se você não acredita, sugerimos que comece uma rotina de atenção especial ao seu rosto, corpo e alma.
Não é porque você está na terceira idade que vai abrir mão de se olhar no espelho e gostar do que vê. E mais: dos benefícios físicos, mentais e emocionais que isso traz.
Continue aqui com a gente e veja:
- Conceito de beleza da terceira idade há alguns anos
- Conceito de beleza da terceira idade hoje
- Como cuidar da beleza na terceira idade
- Como a Pousada Anália Franco colabora para a beleza na terceira idade
Conceito de beleza na terceira idade há alguns anos
Historicamente a mídia sempre nos passou um padrão irreal e inatingível de beleza. Não só em relação à idade, mas à cor de pele, ao peso, ao tipo de cabelo e nariz, por exemplo.
Isso trouxe prejuízos terríveis.
O belo e o desejável eram associados apenas a pessoas mais novas (ou mais magras, mais claras etc.).
Ao ganharem mais idade, homens e principalmente mulheres não aceitavam as transformações.
Corriam atrás da juventude a todo custo, e muitas vezes acabavam optando por procedimentos pouco naturais, que transformavam suas características originais. Ou se escondiam, se afastavam.
Para dar uma ideia, a também atriz Greta Garbo, antes de completar 50 anos, não foi a uma cerimônia do Oscar onde seria homenageada pelo conjunto da sua obra. E, segundo algumas fontes, o motivo teria sido a sua aparência, que não era mais jovem.
Conceito de beleza na terceira idade hoje
Felizmente hoje as coisas estão mudando. A prova é que agora existem campanhas de lingeries com mulheres acima do peso, modelos idosos, cabelos crespos e armados nas protagonistas das novelas etc..
Focando mais especificamente no assunto deste artigo: é comum vermos dos sessentões aos centenários, muitos se exibindo com orgulho por aí e provando que continuam belos, bem cuidados e se amando.
Claro, de uma forma compatível com a idade que têm. Não tentando parecer décadas mais jovem. Aceitando as transformações do tempo, mas ressaltando seus encantos. Com uma visão mais natural e verdadeira.
O conceito de beleza hoje é muito mais o de algo construído de dentro para fora. De alguém que se cuida, segue um estilo de vida saudável, integral e harmônico, se curte, respeita seus limites, se sente bem com seu próprio visual.
E como fazer isso?
Como cuidar da beleza na terceira idade
- Cabelo, barba e bigode ou cabelo, unha e maquiagem
Vamos falar de forma genérica das versões masculina e feminina. Mas vai dar para entender o que queremos passar.
Começando pelo básico: não deixe de planejar um corte bonito de cabelo, fazer a barba, pintar as unhas, passar um batom, tudo isso faz total diferença.
É uma forma de investir na gente. De se respeitar. E se valorizar.
- Cuidados diários com a pele
Nunca sair de casa sem um bom protetor solar é outra atitude primordial.
Além disso, limpar a pele, passar tônicos e cremes hidratantes. De preferência consultando um dermatologista da sua confiança antes.
- Roupas e acessórios que expressem quem você é
Como anda o seu armário? Você se sente confortável e atraente com as roupas que usa? Se não, vale a pena ir aos poucos renovando o guarda-roupa.
Qual a cor que valoriza mais o seu tom de pele? Que modelos caem melhor? Que acessórios refletem quem você é?
- Atividades físicas
Atividade física – desde que liberada pelo médico e feita de forma consistente – só faz bem.
Entre as vantagens para a beleza:
- contribuem para produzir substâncias anti-inflamatórias
- previnem flacidez
- mantêm os músculos fortes
- promovem uma aparência mais saudável
- Muita hidratação
Uma dica simples, com custo zero e que tem um efeito imenso na beleza é: tome mais água. Pelo menos dois litros por dia.
Ela é necessária não só para que tudo funcione perfeitamente no nosso organismo quanto para aumentar a qualidade, a elasticidade e o viço da pele.
- Alimentação saudável
O que a gente come no dia a dia também faz toda a diferença.
E não estamos falando aqui sobre aquela conversa antiga de ter um corpo magérrimo como a mídia ditava. Mas basicamente de saúde que se reflete na aparência.
Prefira refeições ricas em proteínas, com mais alimentos de verdade, preparados de forma caseira. E menos ultraprocessados.
- Autoconhecimento e auto-observação
Lembra que a gente falou que o conceito de beleza hoje em dia é muito mais algo construído de dentro para fora?
Isso é verdade no corpo. Quando tomamos mais água ou nos alimentamos melhor e o resultado se reflete numa aparência mais bonita.
Mas em todos os outros aspectos. Sabendo que expressamos nossa real essência. E fica mais fácil identificarmos tudo que nos valoriza.
- Se sentir necessidade, investir em tratamentos estéticos
Se tiver vontade e dinheiro para isso, hoje em dia dá para investir também em diversos tipos de tratamentos, como: peeling, botox, preenchimento facial, bioestimuladores de colágeno etc..
Mas, de todos da lista, talvez esse seja o menos importante. Porque a beleza construída no dia a dia costuma ter efeitos bem mais consistentes, naturais e duradouros.
- Felicidade, muita felicidade
A pessoa feliz acaba refletindo tudo que sente externamente. A alegria se irradia para o sorriso, o brilho nos olhos, a pele.
Como a Pousada Anália Franco colabora para a beleza na terceira idade
A gente aqui na Pousada Anália Franco faz isso de várias formas. Começando por cuidados com a alimentação dos nossos hóspedes e incentivos a hábitos saudáveis. E até promovendo momentos de beleza com spa days.
Para saber mais e nos conhecer, agende uma visita.