Arte e saúde na terceira idade

Atividades, como a pintura, desenvolvem a criatividade, a memória e contribuem para a saúde da mente do idoso, bem como para a formação de novas amizades.

É inegável que as práticas artísticas são grandes aliadas não só do lazer, mas também do conhecimento e da cultura. Desta maneira, elas estimulam o ser humano a ter outros pontos de vista acerca das experiências da vida.
Através da memória, acessamos o passado para expressar nossa tradição. Com a imaginação, vivemos situações extraordinárias, que nos fazem repensar o mundo em que vivemos. Com nosso corpo e nossa voz, comunicamos e repartimos o resultado de toda essa viagem.

Histórias e Amizades

Independente da manifestação artística, esse ciclo se repete. Com a pintura, a comunicação vem a partir de uma tela e um pincel, com os quais o artista (profissional ou amador) expressa seu universo interior.
E o idoso já viveu muitas coisas, tem um mundo muito rico para compartilhar. E, à medida que compartilha, faz uma nova leitura das experiências que viveu. Relembra histórias que o fazem bem, ativando uma memória saudável e estimulante.

Como um hábito, práticas artísticas se mostram ainda mais eficientes para o estado mental, emocional e psíquico daqueles que estão na terceira idade. Além de proporcionar vivências em grupo, tão importantes para a ressocialização e para um sentimento de pertencimento no idoso.
Dinâmicas em grupo também proporcionam a criação de novas amizades, que motivam o indivíduo na terceira idade a buscar novos conhecimentos, aumentando seus desejos e sua autoestima.

A pousada e lar para idosos Anália Franco oferece a atividade de pintura, dentro de nossas práticas de recreação, que também são de fundamental importância para a saúde e a socialização daqueles que vivem na melhor idade. Acesse nosso site, e venha conhecer nossa aconchegante casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *