A partir dos 60 anos de idade, uma pessoa é considerada idosa – mas isso não significa o fim da linha! Com uma expectativa de vida cada vez maior, os idosos hoje compõem uma parte importante da sociedade e, por isso, é preciso pensar em como proporcionar uma rotina saudável para essas pessoas.
Afinal, ao estabelecer uma boa rotina, os idosos produzem hormônios relacionados à felicidade, trazendo os benefícios da alegria para a terceira idade, além de muitas outras vantagens.
Por isso, a Pousada da Terceira Idade Anália Franco, lar de idosos no Rio de Janeiro, criou essa publicação para dar dicas de como ter uma rotina saudável na melhor idade.
Dicas essenciais para uma rotina saudável na terceira idade
Alimentação correta
Já existem estudos que apontam uma relação entre nossa alimentação e o humor, que comprovam que os hábitos alimentares de uma pessoa contribuem para seu estado de espírito.
Após os 60 anos, esse impacto é ainda maior. Afinal, conforme envelhecemos, nosso corpo deixa de processar com a mesma eficiência alguns alimentos, o que torna a absorção de nutrientes mais fraca.
Por isso, é preciso pensar em uma dieta adequada para os idosos, com porções menores e mais frequentes, além da presença de frutas, legumes, vegetais e verduras em todas as refeições.
Evite alimentos processados, com corantes ou conservantes, que atrapalham a digestão.
Esses pequenos cuidados vão fazer com que a alimentação atue a favor do bem-estar do idoso.
Idoso que se movimenta
Ao longo da vida, nossos músculos perdem força, impedindo a mobilidade que conhecemos na juventude.
Ainda com as limitações, é fundamental que a pessoa idosa mantenha em sua rotina atividades físicas.
Isso porque, além de manter a musculatura treinada, os exercícios permitem a produção de hormônios ligados à felicidade e, consequentemente, encontram-se os benefícios da alegria.
Você pode inserir pequenas atividades no dia a dia, como caminhar em casa mesmo enquanto aguarda o intervalo comercial na TV, ou se programar para fazer exercícios físicos diários, como uma caminhada ao ar livre.
Socializando com outras pessoas
Infelizmente, é comum que os idosos se sintam sozinhos. Isso acontece pela morte de parentes e amigos próximos, além da saída dos filhos de casa.
Ainda assim, como seres sociáveis que somos, conversar com outras pessoas e compartilhar momentos é algo essencial, que dá mais alegria para nossa rotina – e com mais alegria, há mais saúde.
E essa socialização pode acontecer de diferentes formas: o idoso pode participar de grupos de atividades, receber visitas dos familiares com alguma frequência ou mesmo contar com o apoio de um cuidador de idoso no dia a dia.
Ao socializar, conexões neurais também são estimuladas, o que ajuda em diferentes processos mentais dessa faixa etária.
Memória e saúde mental em dia
Você sabia que a memória funciona como um músculo, que pode ser estimulada para ter mais resistência?
Não é por acaso que pesquisas apontam que o estímulo da memória é fundamental para a proteção contra doenças mentais, como o Alzheimer.
Por isso, para manter a saúde mental em dia, mesmo na terceira idade, inclua atividades na rotina para que sua memória se mantenha ativa.
Algumas dessas práticas são ler livros, tocar um instrumento musical, aprender um novo idioma, fazer trabalhos manuais, fazer cursos, etc.
Manter uma curiosidade para aprender coisas novas vai fazer com que sua mente seja mais saudável, o que impacta positivamente em outros aspectos da saúde.
A importância dos hobbies
Ao longo da vida, desenvolvemos algumas atividades que são classificadas como hobbies, coisas que fazemos somente porque gostamos.
E na terceira idade, esses hobbies são ainda mais importantes, isso porque, além de representarem atividades que geram bem-estar, eles dão o senso de “sou útil” para os idosos.
Na prática, os idosos que possuem um hobby sentem que estão contribuindo com a sociedade de alguma forma, o que ajuda a provocar o sentimento de alegria por ser útil.
Assim, pouco importa qual é o hobby: incentivar um idoso a mantê-lo é essencial para sua saúde.
Consultas médicas regulares
Não tem jeito: conforme os anos passam, nosso corpo fica mais fraco, o que exige cuidados específicos e mais atenção.
Para que essa fase seja mais confortável para o idoso, o ideal é ter um acompanhamento médico regular.
O geriatra é o médico que cuida somente de pessoas idosas, porém ainda não é um profissional que está disponível em todas as cidades.
Ainda assim, se você não tiver um médico geriatra, procure um profissional de sua confiança para fazer exames de sangue regulares, incluindo o nível de vitaminas no organismo.
Isso vai ajudar a identificar alguma deficiência com antecedência, para repor vitaminas ou realizar tratamentos, que vão dar mais qualidade de vida ao idoso.
Um idoso mais alegre
Todas essas atividades de uma rotina saudável são capazes de produzir sentimentos positivos nos idosos, como a alegria e o bem-estar.
Consequentemente, entre esses benefícios, temos mais motivação para o dia a dia, uma saúde reforçada e uma mente mais forte e ágil.
Dessa forma, tanto quem já vive essa fase quanto as pessoas mais jovens, devem se esforçar para construir uma rotina saudável, de modo a aproveitar os benefícios que ela tem a oferecer.