No mês do Outubro Rosa, a Pousada da Terceira Idade Anália Franco explica mais sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e dá algumas dicas do que fazer para se manter prevenida e saudável durante a melhor fase da vida.
A terceira idade geralmente chega pedindo maiores cuidados com a saúde e com a prevenção de doenças, sendo o câncer uma delas. De todos os casos de câncer no mundo, 70% ocorrem na terceira idade. Após os 80 anos, as chances de se desenvolver a doença aumentam ainda mais.
Mas não há motivo para preocupações! Caso você mantenha os exames e consultas médicas em dia, a idade não será um problema na manutenção da saúde.
Prevenção: melhor remédio contra o câncer de mama
No caso do câncer de mama, o melhor é diagnosticá-lo o mais cedo possível para que o tratamento possa começar logo e, quem sabe, até ser menos agressivo. Isso é ainda mais imprescindível no caso das idosas, pois, a terceira idade pode vir acompanhada de outras doenças, o que dificulta o tratamento do câncer de mama.
Em idosas, o tratamento mais comum para câncer de mama é feito com terapia hormonal, por ser menos agressivo.
O mais importante é não se apavorar. Por exemplo, uma senhora de 90 anos conseguiu combater o câncer de mama com sucesso junto de sua neta. Ela fazia exames preventivos e conseguiu começar o tratamento desde cedo. Por isso, sua idade não foi um problema.
Outubro Rosa, um movimento contra o câncer de mama
Neste mês do Outubro Rosa, é sempre bom lembrar de casos como o dessa senhora para entender a importância de sempre fazer o exame de prevenção contra o câncer de mama. Qualquer dúvida sobre a mamografia pode ser esclarecida por um médico de confiança.
Como prevenir o câncer de mama nas idosas
- Mantenha uma rotina regular de consultas médicas e exames depois dos 60 anos;
- Porém, mamografias são recomendadas desde os 40 anos. Mantendo uma rotina frequente e não tendo aparecido nenhum sinal do tumor, o médico pode diminuir essa frequência depois dos 70 anos;
- Tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios, evite o tabagismo e também a ingestão de álcool.