Estresse e a saúde do idoso

O estresse é um mal que afeta a saúde de todas as faixas etárias, mas no idoso ele é ainda pior, dado que pode causar problemas, como dor de cabeça muito forte e frequente, dor nas costas, problemas cardíacos, indigestão e irritabilidade.

O lado bom é que o estresse pode ser tratado com um pouquinho de boa vontade. A Pousada da Terceira Idade Anália Franco no Rio de Janeiro separou algumas principais causas de estresse e as melhores formas de combatê-lo.

Causas do estresse no idoso

A perda de um cônjuge ou de um ente querido é uma notícia ruim para todos, e não é diferente com o idoso. Portanto, se ele perdeu alguém recentemente, é bom ficar de olho nele e visitá-lo sempre para lembrá-lo dos que ainda estão aqui.

Outro fator desencadeador do estresse é a mudança no estilo de vida: aposentadoria, a perda de autonomias e liberdades, uma vida menos ativa e, às vezes, ainda tem que ficar se preocupando com doenças que exigem muitos cuidados. Isso tudo pode ser muito frustrante, ainda mais para pessoas que costumavam ter uma vida muito agitada.

Como manter a saúde e combater o estresse

O estresse pode ser controlado de maneira bem simples.

Por exemplo, praticar atividades físicas regularmente ajuda a liberar substâncias relacionadas ao prazer e ao bem estar na corrente sanguínea, como as endorfinas. Em caso de limitação física, o médico deve ser consultado sobre quais tipos de exercícios são indicados.

Manter amigos e família por perto também pode ser uma poderosa arma contra o estresse. Deixar pessoas mais velhas sozinhas e isoladas do convívio social é extremamente prejudicial para a sua saúde emocional. Momentos constantes de interação com pessoas queridas são outra forma de evitar a doença.

Outro ponto importante é manter a cabeça do idoso ocupada. Já diz o ditado “cabeça vazia é a oficina do diabo”. Então, é bom mantê-los sempre ocupados com atividades que os façam se sentir produtivos e que trabalhem corpo, mente e alma.

Outra dica que ajuda muito, tanto a manter a cabeça dos jovens de terceira idade ocupada, quanto estimula exercícios e ainda promove afetuosidade é ter um animal de estimação. Caso ele se sinta bem com este tipo de companhia e não tenha restrição alguma quanto a isso, como alergia a pelos, os animais de estimação são ótimos companheiros e uma garantia de deixá-los ocupados, entretidos e cheios de ternura.


Aqui, na Pousada da Terceira Idade Anália Franco, nossos hóspedes são tratados por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e instrutores de arte, que os mantêm sempre com o corpo e a alma saudáveis. Acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *