Como melhorar a autoestima do idoso

Gostar de nós mesmos é uma prática para todas as idades e uma necessidade para poder envelhecer bem. Pensando nisso, a Pousada da Terceira Idade Anália Franco preparou essa lista de dicas para ajudar os idosos a trabalharem e melhorarem sua autoestima.

Foque nas conquistas

É muito comum nós só lembrarmos com mais facilidade dos erros que cometemos. Mas é muito importante lembrarmos das conquistas também. Claro, é com os erros que nós aprendemos a sermos melhores. Mas, as nossas conquistas e vitórias são os que nos motivam a continuar.

Lembre-se das suas qualidades

Como dissemos acima, é fácil focar nas partes ruins, mas é necessário focar nas boas. Por isso, não pense apenas nos seus defeitos. Todo mundo tem pontos positivos e negativos. Seja gentil com você mesmo e lembre-se de se elogiar pelas suas qualidades.

Sua melhor fase é agora

Ao se olhar no espelho, ou ver uma foto antiga, é normal que o idoso tenha aquela sensação de “quando eu era mais jovem, eu era tão bonito(a)/forte/”. Porém, a nossa melhor fase é sempre o presente. Talvez você não tenha mais a mesma aparência, mas você certamente tem qualidades que você só pode ganhar com a experiência.

Cuide da aparência

Se você não vê no espelho a mesma pessoa de antes, não precisa desanimar. Estimule-se a manter os cuidados básicos de higiene para ter uma aparência saudável. Nunca é demais usar um perfume, um batom ou uma roupa nova. E nem é coisa só de gente jovem ou só de mulher. Cuidar de si mesmo pode ajudar o idoso a se sentir valorizado e melhor consigo mesmo. 

Cerque-se de pessoas amadas

Nada melhor do que estar em boa companhia para nos sentirmos bem. Por isso, fique próximo das pessoas boas e que te fazem bem. As companhias negativas? Afaste-se! Elas também podem acabar com a sua autoestima!

Tenha um (ou mais) hobby

Quantas pessoas deixam de fazer aquilo que querem fazer por falta de tempo? A terceira idade é a fase ideal para você realizar aqueles desejos que sempre teve. Quer fazer um curso de violão? Escutar música encostado em uma árvore? Ou quer praticar algum esporte? Vá e faça! Os nossos gostos pessoais são únicos e completamente responsáveis pela nossa autoestima.

Não se importe tanto

Você adorou seu cabelo e seus amigos acharam o corte muito exótico. Qual o problema? Não dê tanta atenção para a opinião dos outros. Por vezes, considere só aquilo que você gosta e certamente já será o suficiente para se sentir super bem.

Pratique exercícios

Além de deixar o corpo mais saudável – o que por si só, já ajuda bastante na autoestima –, a prática de atividades físicas libera os “hormônios da felicidade”. Existem muitas atividades para serem escolhidas: yoga, pilates, dança, musculação… Escolha a que você mais se identifica e mexa o corpo.

O mais importante: tenha paciência

A autoestima não é algo que se cria do dia para a noite. Por isso, tenha paciência consigo mesmo e vá aos poucos. A pressa é inimiga da perfeição.

 

A Pousada da Terceira Idade Anália Franco preza pela diversão com segurança e pelo tempo com familiares e amigos. Entre em contato conosco para mais recomendações. Acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *