Como combater a solidão nos idosos?

Ninguém gosta de se sentir sozinho. Por isso, geralmente as pessoas veem na família um importante pilar e uma forma de combater a solidão, porque este pode ser um fator desencadeador de diversos tipos doenças. Porém, no caso dos idosos, além de desenvolver ansiedade e depressão, a solidão pode agravar quadros de demência, Parkinson e outros transtornos mentais. Em situações mais graves, a solidão pode fazer com que o idoso tente tirar a própria vida.

Felizmente, existem formas de combater e deixar os idosos livres desse mal. Videochamadas e visitas são algumas opções. A Pousada da Terceira Idade Anália Franco explica algumas causas da solidão e oferece soluções.

O oposto de solidão é família

Uma das principais causas da solidão é a perda de um cônjuge e/ou um ente querido da família. E, não há dúvida, estar com aqueles que se ama sempre melhora o humor de qualquer um. Por isso, visitar o parente idoso é uma ótima ideia, especialmente se ele sofreu uma perda recentemente. Além de deixá-lo feliz, isso faz com que o idoso se sinta visto e ainda um membro atuante da família, o que terá grandes impactos na sua saúde mental.

Caso a vida esteja corrida demais para uma visita em pessoa, a tecnologia é o ponto de encontro. Videochamadas ou até mesmo a boa e velha ligação telefônica já fazem uma diferença enorme. Manter contato com o parente idoso conversando com ele uma ou duas vezes na semana fará bem para toda a família. Deixe ele se abrir e o escute. Isso o fará se sentir amado e valorizado.

O idoso também quer se sentir útil

Outro fator que contribui para o idoso sentir a solidão é a dificuldade de adaptação à saída do mercado de trabalho. Os homens, principalmente, tendem a se sentir inúteis ao se aposentar por causa da mentalidade de provedor. 

Passatempos, atividades físicas ou artísticas e trabalhos voluntários são boas formas de manter o idoso ativo e sempre acompanhado.

Boa companhia é a melhor arma contra a solidão

Existe um ditado que diz: “amigos são a família que a gente escolhe”.

Por isso, é importante incentivar o idoso a fazer novas amizades e a manter contato com as antigas, além, claro, de não perder a proximidade da família. 

É sempre bom que os idosos estejam cercados de pessoas que entendam a sua trajetória e que tenham histórias parecidas para compartilhar, pois com essas pessoas eles podem se identificar e se sentir afirmado.

Animais de estimação também são ótimas companhias para os jovens da terceira idade. Eles entretêm e mantêm os donos ocupados por um bom tempo. Além de levarem alegria aonde quer que vão.

 

A Pousada da Terceira Idade Anália Franco garante a seus hóspedes boa companhia e atividades lúdicas para passar o tempo. Aqui, os idosos têm tudo para não se sentirem sozinhos. Acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *