Benefícios do riso para os idosos

Dar uma boa gargalhada é sempre muito satisfatório e nos faz sentirmos melhores, independente do nosso humor. Mas, além disso, o riso tem impactos positivos na saúde. É claro que não vai curar nenhuma doença, mas ele pode ajudar a manter a vida mais leve, divertida e saudável.

Pensando nisso, a Pousada da Terceira Idade Anália Franco, lar de idosos no Rio de Janeiro, lista aqui alguns motivos para soltar a gargalhada sempre que possível.

Rir faz bem para o coração

A Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), conduziu um experimento onde separaram pessoas que tinham sofrido um ataque cardíaco e estavam sob cuidados médicos em dois grupos. O primeiro grupo assistiu vídeos de humor durante 20 minutos, todos os dias, enquanto o outro não. Fora isso, a rotina dos grupos era a mesma.

Depois de um ano, o primeiro grupo apresentou uma queda de 66% da proteína C-reativa, um dos principais marcadores de doenças cardiovasculares. Já o segundo grupo teve queda de somente 26%.

Conclusão: rir, além de ser muito bom, ajuda também a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

O riso retarda os efeitos do envelhecimento

Quando rimos, exercitamos 80 músculos do rosto. Essa “musculação” previne o aparecimento de rugas, pois esse movimento estica a pele. Para os que sofrem com a autoestima baixa, devido à mudança da aparência com os sinais do envelhecimento, uma boa risada pode ajudar a retardar esses efeitos.

Fortalecimento do pulmão

Ao darmos uma boa gargalhada, a absorção de oxigênio pelos pulmões aumenta. Inalamos mais ar e, com isso, a expiração também fica mais forte. Com uma ventilação pulmonar maior, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais são rapidamente eliminados, promovendo uma limpeza ou desintoxicação. Em outras palavras, rir limpa os seus pulmões e ainda os deixa mais fortes.

Melhor digestão

Segundo especialistas, os músculos que são mais estimulados quando rimos são os abdominais. Esses movimentos fazem uma espécie de massagem em nosso sistema gastrointestinal, melhorando a digestão. Essa massagem também revigora todo o trabalho hepático.

Controle do colesterol

A Universidade de Loma Linda, também estudou os efeitos do riso no colesterol. Dar boas risadas pode aumentar os níveis de colesterol bom no sangue, de acordo com os resultados. Os pesquisadores acompanharam 20 pacientes diabéticos com altas taxas de colesterol ruim no sangue. Todos usavam remédios para controlar esses problemas.

Metade desses pacientes continuou com o tratamento padrão, enquanto a outra metade, além de tomar a medicação, assistia a filmes de comédia diariamente, durante 30 minutos. Após um ano, o grupo que foi estimulado a gargalhar elevou seus níveis de HDL, o bom colesterol, em até 26%. No grupo de controle o aumento foi de apenas 3%.

Melhora da pressão arterial e do fluxo sanguíneo

Um estudo realizado na escola de medicina da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, descobriu que rir diminui a pressão arterial, enquanto o estresse aumenta.

A equipe estudou 20 voluntários saudáveis, não fumantes, com idade média de 33 anos. Eles assistiam primeiro a um trecho de um filme que causava estresse e, 48 horas depois, viam um filme de comédia.

Antes de assistir a cada filme, os voluntários ficavam em jejum e submetiam-se a testes para saber como os vasos sanguíneos respondiam a súbitos aumentos no fluxo de sangue.

Ao final do estudo, foi revelado que o estresse reduz o fluxo de sangue em 35%. Já as risadas provocadas pela comédia fizeram com que o fluxo aumentasse 22%, reduzindo a pressão arterial. Paralelo a isso, ocorria uma limpeza dos vasos sanguíneos.

A Pousada da Terceira Idade Anália Franco preza pela saúde, bem-estar e segurança dos nossos hóspedes. Entre em contato conosco para mais recomendações. Acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *