A nossa sociedade passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Um dos grandes aliados para essa trajetória foi o avanço tecnológico. O surgimento da internet e das redes sociais nos permitiu comunicação, entretenimento e interação de maneiras totalmente novas e amplas.
Essas mudanças tiveram grande impacto em toda a sociedade, afetando todas as faixas etárias, inclusive a terceira idade. Embora, muitas vezes, a velocidade com que os avanços tecnológicos se dão, reflita em uma resistência por parte de pessoas com mais idade, a verdade é que os benefícios para o idoso que opta por estar dentro das redes sociais são inúmeros.
Pensando nisso, a Pousada da Terceira Idade Anália Franco, lar de idosos no Rio de Janeiro, lista aqui os motivos para encorajar os jovens da terceira idade a entrarem no mundo digital.
Melhora da cognição nos idosos
É natural que o processo cognitivo do ser humano seja afetado pelo envelhecimento. A cognição é responsável pelo aprendizado, pela atenção e pela memorização, ou seja, ela orienta diversas funções do ser humano. A internet, por exemplo, caso bem usada, pode ter efeito positivo sobre ela, não só para retardar o envelhecimento do cérebro, mas também para ajudá-lo a se manter mais ativo e dinâmico, auxiliando na conservação de nossa capacidade cognitiva.
Ajuda a se manter em contato com pessoas queridas
Estar conectado é ótimo para ajudar pessoas que estão na terceira idade, pois torna-os mais sociáveis, reduz o isolamento e auxilia no combate a solidão, ou seja, há mais interação e comunicação com outras pessoas, mesmo que não seja pessoalmente.
Além disso, é ótimo para manter a integração entre jovens e idosos, pois a internet aproxima essas gerações em um só lugar e com isso é possível compartilhar experiências e histórias que servem de aprendizado para quem está crescendo.
Melhora do bem-estar
Por estar mais conectado a familiares e amigos e ter sua cognição preservada, a saúde mental e bem-estar do idoso melhoram. Ele se isola menos e continua buscando aprender coisas novas.