A psicologia é uma das maiores virtudes para a velhice, pois essa é uma etapa do desenvolvimento humano que exige mudanças e adaptações que não podem ser simplesmente descartadas ou desconsideradas.
Acompanhe essa publicação da Pousada da Terceira Idade Anália Franco, lar de idosos no Rio de Janeiro, para saber mais sobre o assunto.
O que é uma abordagem psicológica?
Quando buscamos um acompanhamento psicológico, automaticamente o psicólogo faz diversas perguntas, com o objetivo de saber o que você espera da terapia.
Estas perguntas estão relacionadas com as abordagens da psicologia e ajudam o psicólogo a saber qual delas utilizar para direcionar a terapia da melhor forma para cada caso.
Quais são as principais abordagens da psicologia?
Os psicólogos dizem que não existe uma abordagem melhor que a outra, mas que a grande diferença entre elas é a forma de entender o indivíduo. Veja a seguir, as abordagens mais utilizadas:
- Psicanálise: a terapia com essa abordagem tem como foco estimular o paciente a falar sobre o que quiser, fazendo com que ele compreenda o que está acontecendo e consiga solucionar seus problemas;
- Humanismo: esta terapia tem como foco propiciar um ambiente acolhedor, deixando o paciente a vontade para se expressar do modo que deseja, gerando autoconfiança;
- Psicologia comportamental: essa terapia possui uma linha de tratamento mais diretiva, pois foca no comportamento e aponta quais modificações podem ser realizadas para ajudar o paciente;
- Terapia cognitivo comportamental: dentro desta terapia o foco é voltado para mudar pensamentos disfuncionais, como por exemplo, aqueles que nos fazem ‘perder a fé’ em nós mesmos.
Como as abordagens da psicologia ajudam nos desafios do envelhecimento?
A velhice pode propiciar diversos ganhos, mas também pode gerar conflitos e crises desencadeados pelas mudanças comuns nessa fase da vida, como:
- Mudanças físicas;
- Aposentadoria;
- Perdas cognitivas;
- Dificuldades de relacionamento;
- Perdas de papéis sociais.
Nesta hora, o psicólogo é a pessoa indicada para orientar o idoso neste processo de descoberta e adaptação, ajudando-o a enfrentar seus desafios de maneira positiva.