Já dizia o ditado que “quem canta, os males espanta.” Os benefícios da música para a mente e o corpo são diversos. Ouvir uma canção não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar, ela pode trazer diversos benefícios para a saúde.
Se na juventude a música representa e faz parte de boa parte dos nossos dias, na velhice a sua importância é ainda maior. Na terceira idade, o uso da música vem como uma técnica de tratamento que, associada a várias atividades, trata algumas alterações da saúde. Isso porque ajuda a melhorar o humor, aumenta a autoestima, estimula o cérebro e melhora a expressão corporal.
Dessa forma, a música pode facilitar algumas mudanças psicológicas que ocorrem com a idade, bem como prevenir problemas cardiovasculares como pressão alta ou insuficiência cardíaca.
Pensando nisso, a Pousada da Terceira Idade Anália Franco, lar de idosos no Rio de Janeiro, lista aqui os motivos para encorajar os jovens da terceira idade a aumentarem o volume.
Restabelecimento do ritmo da marcha
Os ritmos como os de uma marchinha de compasso binário (2×4), por exemplo, fortalecem o senso de estabilidade e locomoção dos idosos. O uso de músicas com esse tipo de pulsação estimula o equilíbrio motor.
Estimulação da fala
Usando canções, estimula-se a fala. Alguns idosos chegam a ter a comunicação verbal bastante comprometida. O canto, portanto, torna-se uma “ginástica” fonoaudióloga.
Aumento da criatividade
A criação de novas músicas aumenta a criatividade e estimula todas as capacidades cognitivas. Além disso, o mesmo acontece quando se põe letras novas em cima de melodias conhecidas e vice-versa.
Aumento de força e consciência corporal
Estimula-se a “motricidade fina” com instrumentos percussivos e baquetas, piano ou teclado, trabalhando o controle dos movimentos considerados mais precisos e sutis (os mesmos acionados para se usar lápis ou tesoura).
Diminuição dos sintomas de depressão
A música é um aliado poderoso contra a depressão, por melhorar tantos os aspectos físicos quanto emocionais, proporcionando prazer e oportunidades para expressão das emoções. Isso ajuda os idosos a trabalharem melhor sentimentos como perdas e tristezas.
Estimula a memória
Além do auxílio na articulação e projeção das palavras, as canções ainda motivam o(a) idoso(a) a esforçar-se para a memorização das letras. Cada música “conta uma história”, resgatando reminiscências e as conectando ao momento presente.